Local: AF Cambuí
R. Pandiá Calógeras, 59
Vagas Limitadas
A palestra abrange uma série de fascinantes aspectos relacionados à história da arte e à preservação de obras significativas ao longo do tempo.
Vamos abordar os principais tópicos:
A palestra começa com a intrigante narrativa de como o historiador traz à tona obras de arte e artistas esquecidos, com destaque para o renomado pintor Caravaggio.
Em seguida, mergulhamos na história do pintor Guido Reni, uma figura de grande renome em seu tempo, mas cujo legado hoje é frequentemente relegado ao esquecimento.
Um dos momentos mais memoráveis é o roubo da Mona Lisa em 1911. Explora-se como esse evento notório pode ter contribuído significativamente para elevar a fama da obra de Leonardo da Vinci.
Continuando, a palestra destaca Jacques Jaujard, diretor do Louvre, que se tornou um herói nacional graças à sua audaciosa iniciativa de remover e esconder milhares de obras de arte do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial. Imagens da época ilustram a magnitude desse esforço, permitindo-nos comparar as obras sendo deslocadas com as originais.
Por fim, a apresentação aborda o notável grupo "Monuments Men” cuja missão era descobrir o paradeiro das obras de arte escondidas pelos alemães durante o conflito. Assim, como pano de fundo, a palestra reforça a importância fundamental da arte em nossa sociedade, realçando como essas histórias revelam a necessidade de preservar e proteger nosso patrimônio cultural.
Acadêmico e Professor
Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1990). É Fotógrafo e Cineasta. Professor de História da Arte, desenho e pintura. Artista Plástico tendo iniciado seus estudos com Egas Francisco e Bernardo Caro. Já realizou 18 Exposições Individuais. Prêmio de Melhor Ator e Prêmio de Melhor Espetáculo para HAMLET, Jornada SESC de Teatro. É Escritor, Poeta e Dramaturgo.
® Todos os direitos reservados.
® Todos os direitos reservados.